Autismo é tema de palestra na Semana Pedagógica

Na quinta-feira (19), mais de 500 pessoas estiveram reunidas no Centro de Eventos para uma palestra com a especialista em autismo Andreia Rigotti Vendruscolo. O evento foi organizado pela APAE de Faxinal dos Guedes e Secretaria de Educação e Cultura e contou com a presença de instituições como ADR de Xanxerê, Apaes da região, Uno Chapecó, além da participação de 17 municípios que pertencem à 5° GERED.

O tema tratado pela palestrante, é de extrema importância, já que a criança autista deve estar inserida no contexto integral da escola e a instituição, por sua vez, deve respeitar suas particularidades, o autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

 Andréia, que é mãe do autista João Pedro, abordou durante a palestra a importância da inclusão escolar, métodos e abordagens, evolução do processo de inclusão escolar e quando adaptar um conteúdo. Para Maria de Lourdes Bender, diretora a APAE de Faxinal dos Guedes é importante buscar conhecimento, aprendizado, troca de experiências entre os profissionais de educação para que possamos oferecer uma melhor qualidade de vida e educação para as crianças que estão inseridas nesse meio social.