Secretaria de Saúde realiza ação preventiva na BRF Faxinal dos Guedes

No mês de setembro as enfermeiras da secretaria municipal de saúde, Cristiane Paravise e Magali Rossett, atendendo um pedido da empresa BRF, realizaram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. A ação preventiva aconteceu na sede da BRF e teve como público alvo, motoristas de empresas terceirizadas que transportam para a empresa.

Os testes são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário. A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. Além dos testes as enfermeiras distribuíram preservativos e informações sobre as doenças.

Segundo a enfermeira Cristiane o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Dados divulgados no ano de 2017, pela UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%.