Vacina contra febre amarela está disponível na Unidade de Saúde Central

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira (20), a campanha de vacinação contra a Febre Amarela, serão 30 dias de conscientização da importância da prevenção da doença, que já causou uma morte no estado do Paraná. A vacina está disponível durante todo o período da campanha na Unidade de Saúde Central, o público alvo são pessoas acima de 09 meses até 60 anos.

Os sintomas dessa enfermidade variam muito. Podem ser leves a ponto de serem confundidos com os de uma virose banal e regredir espontaneamente, ou podem evoluir para complicações graves e morte.

Febre com calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares muito fortes, cansaço, vômito e diarreia são sinais da doença que surgem de repente, em geral, de três a seis dias após a picada do inseto (período de incubação do vírus).

Icterícia progressiva, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), do fígado (hepatite e coma hepático),  do pulmão, problemas cardíacos (miocardite) e encefalopatias (convulsões e delírios) são sintomas da doença, que podem levar à morte.

Não existem medicamentos específicos para destruir o vírus, reverter o quadro clínico e evitar as complicações da  febre amarela. O doente deve permanecer em repouso,  em ambiente hospitalar e sob cuidados médicos para evitar as complicações graves  da doença.