Programa saúde na escola distribui kits de higiene bucal

A Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou durante esta semana a ação coletiva de escovação dental supervisionada, aplicação de flúor e entrega do kit de higiene bucal. A ação foi executada pelos cirurgiões-dentistas e técnicas em saúde bucal e tem por objetivo a orientação e o estímulo a bons hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças, mais especificamente a cárie dentária e doença periodontal.

Aproximadamente 1150 alunos, que frequentam a rede municipal de ensino, entre o pré-escolar e o sexto ano foram contemplados com um kit escovação contendo escova dental, creme dental e fio dental para utilizar em sua residência. A equipe de saúde bucal do município, também realizou em alunos na faixa dos 12 anos avaliação odontológica para índice de CPO-D (dentes cariados, perdidos e obturados) por ser a idade em que a dentição permanente está praticamente completa.

Para a Secretária de Educação, Cleusa Brusamarello, esta integração entre saúde e escola contribui para o desenvolvimento dos estudantes através de ações de prevenção e atenção à saúde, tornando-os multiplicadores de informação para melhoria na qualidade de vida de toda população. De acordo com o Secretário de Saúde, Flademir Cadore, essas ações preventivas e educativas são importantes para que diminuam o número de crianças perdendo precocemente os dentes ou necessitando de tratamentos.