Secretaria de Educação realiza o Lançamento do Projeto Adolescente Multiplicador

No dia 19 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento do projeto Adolescente Multiplicador de 2019, o evento contou com a presença da Secretária de Educação Cleusa Brusamarello, dos pais, diretores, coordenadores, professores e trinta e três adolescentes das escolas municipais que a partir desta data se encontram capacitados para realizar o trabalho de multiplicação com adolescentes do 7° ao 9° ano.

O projeto foi executado pela pedagoga, Alda Detofol, representando a empresa VIVER Desenvolvimento Profissional. Durante o lançamento, foi exposto aos presentes o objetivo do projeto e entregue para os adolescentes a camiseta do GAMF (Grupo de Adolescentes Multiplicadores de Faxinal).

Ser curioso, saber ouvir, saber conviver com as diferenças, trabalhar em grupo, ter criatividade, entusiasmo e comprometimentos são alguns dos pré-requisitos para ser um bom Adolescente Multiplicador. Confira abaixo alguns depoimentos dos adolescentes, mães e representantes da educação sobre a importância do projeto.

Rubia Balena – mãe da adolescente Leidy, 14 anos, aluna da escola Airo Ozelame, que faz parte do projeto pelo segundo ano consecutivo.

“O projeto Adolescente Multiplicador chegou na vida de nossa família em um momento muito difícil, em que estávamos com dificuldade de relacionamento com nossa filha adolescente. Recém chegados na cidade de Faxinal dos Guedes, nossa filha demonstrou vontade de fazer parte do projeto, o que prontamente concordamos.

A medida em que o projeto foi se desenvolvendo, nossa filha foi amadurecendo e eu como mãe passei a entender melhor seus sentimentos, o que fez com que nosso relacionamento melhorasse muito.

Hoje a Leidy é uma adolescente mais expansiva, gosta do projeto e sou grata pelo projeto existir, contribuir com todas as informações necessárias para a adolescência. Apoio e agradeço a Secretaria de Educação e a professora Alda por proporcionar estas atividades a minha filha e contribuir tanto com minha família.”

Marilete Ribeiro – mãe do Mateus Pacheco, aluno da Escola Municipal Airo Ozelame e participante do projeto pelo primeiro ano.

“O projeto GAMF veio para auxiliar os pais a tratar de assuntos geralmente delicados de se abordar e a levantar tais discussões dentro do ambiente familiar. Ademais, qualquer projeto que agregue conhecimento e contribua para tornar nossos adolescentes pessoas melhores e engajados nas causas sociais será sempre bem-vindo. Gratidão à professora Alda, coordenadora do projeto e à todas as pessoas envolvidas”

Éverton Luiz Cecchet – diretor da Escola Municipal Alexandre Antoniolli

O trabalho desenvolvido pela professora Alda nas escolas do município tem um importante papel na orientação, conhecimento, esclarecimento de dúvidas, empoderamento e apoio aos jovens e adolescentes, nas mais diferentes situações.

O resultado do projeto nas escolas é muito positivo, além do conhecimento e orientações recebidas, foram identificados diversos casos de violências a alunos e encaminhados para os órgãos competentes para investigação e possíveis punições aos responsáveis. Os alunos foram orientados e receberam todo o apoio e suporte necessário.

Os Adolescentes Multiplicadores recebem formação e capacitação para orientar outros adolescentes, sob a supervisão da professora Alda.

Maricélia Rossi de Oliveira – diretora da Escola Municipal Santa Terezinha

O Projeto Adolescentes Multiplicadores veio de encontro a necessidade dos adolescentes, visto que se sentem confiantes com a Professora Alda, pessoa extremamente preparada para trabalhar um assunto tão complexo e de tamanha importância nesse período em que vivemos e na fase que os adolescentes estão passando.

Preparar os adolescentes para serem multiplicadores é um trabalho que abrange a escola e fora dela, é um aprendizado para a vida. Esperamos que o projeto tenha continuidade em 2020.

Gabrielli Mosena – 13 anos – Aluna da Escola Municipal Santa Terezinha participante do projeto

Gostaria primeiramente de agradecer a presença de todos mas principalmente a nossa professora Alda, que nos motivou a fazer parte do GAMF. O GAMF é um projeto especializado para ajudar, ensinar e incentivar crianças e adolescentes à se conhecerem melhor, escolher o caminho certo para ter uma boa vida tanto pessoal como profissional. Para isso, adolescentes como eu disponibilizam do seu próprio tempo, para estarem ensinando crianças que podem ser uma nova geração do projeto GAMF. Então aqui estamos nós, prontos para fazer o que for possível para ensinar crianças e adolescentes à terem um futuro melhor. Obrigado à todos

Amanda Antunes Marchiori  – 14 anos – aluna da Escola Municipal Airo Ozelame e participante do projeto

Nós do projeto do GAMF, queremos agradecer a secretária de educação, os professores,a prof Alda, as serventes e a escola Santa Terezinha pelo incentivo de melhorar o crescimento da sociedade. Conseguimos ter um aprendizado muito bom. Agradecemos pela confiança e esperamos fazer um excelente trabalho