Secretaria de Saúde alerta para novo caso suspeito de Dengue no município

A Prefeitura de Faxinal dos Guedes, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou nos últimos dias as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, o inseto é o transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya. Nesta quarta-feira (16), os agentes de combate as endemias fizeram treze coletas em armadilhas e locais indicados pelos Agentes Comunitários de Saúde que seguem vistoriando pátios e quintais que possam ser criadouros do mosquito.

Hoje mais um caso suspeito de dengue foi encaminhado para o Laboratório Central – Lacen para análise. O primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C), que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. “As pessoas que apresentarem os sintomas da doença devem procurar atendimento em uma Unidade de Saúde”, destacou o secretário Flademir Cadore.