Secretaria de Saúde lança campanha para doação de sangue

Atendendo a um pedido do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), de Chapecó, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a partir desta segunda-feira (21), uma campanha de doação, com o objetivo de atender a demanda dos hospitais da região e contribuir com o estoque do banco de sangue. A Prefeitura de Faxinal dos Guedes já oferta mensalmente o transporte para os doadores do grupo Ação pela Vida.

Os voluntários para esta campanha, podem realizar o cadastro em qualquer Unidade de Saúde, deixando nome completo e telefone, posteriormente as equipes farão contato para fazer uma avaliação e agendar o transporte até o HEMOSC.

Confira algumas restrições para doação de sangue:

– Passou por cirurgia recentemente;

– Estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;

– Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;

– Fez endoscopia nos últimos 6 meses;

– Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses;

– Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;

– Teve hepatite viral após 11 anos de idade;

– Estiver grávida ou amamentando;

– Usa determinados medicamentos/drogas;

– Teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;

– Não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.