Sala do Empreendedor de Faxinal dos Guedes atua no fortalecimento das empresas

A Sala do Empreendedor de Faxinal do Guedes, no oeste catarinense, tem atuado com a intenção de aproximar a Administração Municipal do setor empresarial, em auxiliar no fortalecimento dos pequenos negócios e no fomento ao empreendedorismo. Essa prestação de serviço gratuita é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

Entre as ações prioritárias para esse primeiro semestre de 2022 estão: auxílio aos microempreendedores individuais (MEIs) para a entrega da Declaração de Arrecadação do Simples Nacional (DASN-SIMEI) 2022 que deve ser feita até 31 de maio e a utilização das consultorias individuais que são disponibilizadas gratuitamente aos empresários interessados.

O agente de desenvolvimento André Fracasso explica que todos os MEIs devem realizar a entrega da Declaração Anual à Receita Federal, no qual constam informações sobre as receitas e as despesas realizadas no período de janeiro a dezembro de 2021. Para atendimento na Sala do Empreendedor é necessário ter em mãos os documentos da empresa e os comprovantes como notas fiscais e extratos bancários.

Para fortalecer e desenvolver os negócios locais, a Sala do Empreendedor de Faxinal dos Guedes também disponibiliza neste ano 74 horas de consultorias individuais e gratuitas nas áreas de finanças, planejamento, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. Os empresários interessados devem agendar atendimento e informar a área com maior necessidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3436-4326.

De acordo com o agente de desenvolvimento, a atuação da Sala do Empreendedor tem contribuído para o fortalecimento do comércio local e para maior efetividade das atividades desenvolvidas pelo setor empresarial. “Esse suporte gratuito para quem tem seu negócio ou deseja formalizar sua atividade tem incrementado nossa economia e agregado para a expansão dos pequenos negócios locais”, observa.

Sala do Empreendedor

Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou fechamento da empresa; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.