Hipertensos do município recebem palestra sobre saúde bucal

A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, sendo que a maior parte desconhece ser portadora da doença. Os sintomas, geralmente são comuns a várias outras doenças, como dores de cabeça, tonturas, mal estar…  
Na maioria das vezes os casos de hipertensão são fáceis de controlar e tratar, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. Dados da SBH apontam que a pressão alta, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, desenvolve um projeto chamado Hiper-Atenção. Esse projeto visa ajudar as pessoas do município, que sofrem de hipertensão, a entender mais da doença, através de atividades educativas e de saúde e acompanhamento da pressão arterial.
Todos os meses do ano, no município, ocorrerão encontros para explanar sobre os mais diversos assuntos relacionados à hipertensão arterial. Neste mês de maio, os grupos de Hiper-Atenção estão recebendo orientações sobre a saúde bucal. Segundo a dentista, Dra. Daniani Ferraz, o paciente hipertenso deve ter os mesmo cuidados que qualquer outro paciente. “A saúde começa pela boca, portanto a saúde bocal é importante para todas as pessoas. Se nós analisarmos que o hipertenso controlado, ou seja, aquele que cuida na alimentação, toma a medicação correta, ele é um paciente normal. Ele deve ser tratado como qualquer outro, restaurações, limpezas, extrações dentárias podem sim ser feitas” afirma. Ainda para Daniani, quem sobre de pressão alta, que vai ao dentista, faz a revisão, limpeza, passa a ter uma saúde bucal boa, deixando assim, ser um paciente problema e passa a ser um paciente normal. A hipertensa, Gessi Costa, considera esses encontros de suma importância. “Hoje eu aprendi que posso sim ir ao dentista sem problemas, até hoje não ia porque achava que não podia. Em todos os encontros eu descubro uma coisa nova, e isso melhora minha vida”, afirma. Para o mês de junho, as palestras serão sobre Cuidados Farmacêuticos a pacientes Hipertensos.