Saúde Bucal na Escola

A saúde Bucal é fator importante e determinante na saúde das pessoas. Todos buscam um sorriso saudável o que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Porém a prevenção em torno da saúde bucal ainda é tímida. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos. Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia, 60% das crianças têm cárie, sendo está é um doença infectocontagiosa, ou seja, transmissível. Dentre outros problemas bucais existe a gengivite, que têm como características a inflamação e o sangramento gengival.

Levando em consideração a preocupação com a saúde bucal, a Secretaria Municipal da Saúde de Faxinal dos Guedes, em parceria com a Secretaria de Educação, através da Equipe de Saúde Bucal coordenada pelas cirurgiãs-dentistas Daniani Ferraz e Sidiane Camilotti, está levando para as escolas o projeto “Saúde começa pela Boca” que tem o objetivo de conscientizar as crianças em relação ao cuidado à saúde da boca. “O público alvo são crianças em período escolar com idade de 4 a 12 anos totalizando 950 crianças. O primeiro encontro acontece com as atividades lúdico-pedagógicas: teatro de fantoches com título “Em busca do Sorriso Saudável”, apresentação preparada para transferir conhecimentos e valorizar atitudes, habilidades e hábitos sobre saúde bucal”, explica a Secretária de Saúde Geni Bringuenti.

As crianças recebem ainda orientações de higiene oral com macro-modelo, evolução da cárie, da doença periodontal e suas conseqüências. Para despertar o interesse pela saúde bucal ainda são desenvolvidas atividades como desenhos, vídeo educativo, labirintos, caça-palavras que se referem à higiene bucal, alimentação saudável, importância das funções da cavidade bucal e o jogo da memória sobre cuidados com a higiene geral. Os alunos também participam de atividades de escovação e bocheco fluoretado com o acompanhamento da equipe de saúde.

“Este projeto vem implementar as ações de promoção e prevenção a saúde bucal, com isso evitando que a população adoeça tanto de problemas relacionados a odontologia como a medicina. Estou certa que os frutos desta ação serão colhidos em um futuro próximo, pois as crianças são o público deste projeto e possuem  facilidade na assimilação do conhecimento e na incorporação das ações no seu dia-a-dia”, finaliza Geni.