Molecada bons de Bola de bons de Escola

Uma noite com adolescentes, esportistas, autoridades, adultos, terceira idade, pessoas especiais, uma mistura de conhecimento, experiência, sonhos e conquistas que tornaram ainda mais peculiar a noite de abertura da Etapa Regional Oeste do Campeonato Catarinense escolar de Futebol, Moleque Bom de Bola. O evento aconteceu terça-feira, 04 de outubro, em Faxinal dos Guedes. Depois da composição do palanque de autoridades, aconteceu a entrada das delegações participantes dos jogos. Escolas de Abelardo Luz, Caibi, Campo Êre, Caxambu do Sul, Chapecó, Coronel Martins, Entre Rios, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itapiranga, Jardinópolis, Palmitos, Pinhalzinho, Santiago do Sul, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Tunápolis e a Escola Municipal Airo Ozelame representando Faxinal dos Guedes.Os jogos acontecem a partir de quarta-feira, dia 05 de outubro e encerram no dia 09 de outubro, próximo domingo, no Estádio Municipal, no Campo da Mabagra e as finais no Estádio do Itagiba. Há 20 anos acontecem os Jogos do Moleque Bom de Bola, sempre pensando no envolvimento nos estudantes catarinenses no esporte. A competição é organizada pela Fesporte, com apoio da Parati Alimentos e Grupo RBS. São mais de cem mil alunos de 11 a 14 anos que participam das competições em todas as etapas e nas categorias masculino e feminino. Na etapa Regional Oeste que acontece em Faxinal dos Guedes, são dez equipes masculino e dez feminino, tendo apoio também da SDR de Xanxerê.Na solenidade de abertura, aconteceu a entrada do Fogo Simbólico dos jogos, carregado pelos atletas Bruno Rech de Melo, Ravaneli Schuh, Jonas Santin e Cleodir Dutra, que acenderam a tocha carregada pelo atleta Wagner de Lima, que estava se preparando para ir aos Jogos Escolares Nacionais em Joao Pessoa, na Paraíba, mas quebrou o braço e não pode ir. A ação representou a importância deste atleta para os outros competidores mesmo sem poder ir aos jogos, com os demais, que foram campeões estaduais na prova de revezamento 4×75 metros. Todos eles são atletas da Escola Municipal Airo Ozelame de Faxinal dos Guedes, e participa do Moleque Bom de Bola.Os pronunciamentos destacaram a importância deste evento, da forma como ele é organizado, da importância maior que tem o professor, essa figura que faz os alunos se tornarem grande atletas, que conquista, junto com seus alunos, cada medalha, que é o exemplo da educação.Para encerrar a noite de festas, a Escola Airo Ozelame apresentou uma coreografia para motivar os atletas a vencer. Os alunos da Apae de Faxinal dos Guedes fizeram uma dramatização que emocionou a todos. E o grupo de dança “Viver Sempre, Envelhecer Jamais”, dos idosos de Faxinal dos Guedes apresentou a coreografia Ciganas, demonstrando como é possível ser ativo na terceira idade e como pode haver essa integração entre o jovem e os mais velhos.

Convidamos a todos para acompanharem as competições que acontecem em Faxinal dos Guedes até o próximo domingo, destacando a importância do esporte e da competição para todos.

Fotos: Patrich Crusaro