Capacitação sobre boas práticas em central de material e esterilização é realizada em Faxinal dos Guedes

Faxinal dos Guedes é sede da capacitação promovida pela Gerência Regional de Saúde de Xanxerê, por meio da Unidade Descentralizada de Vigilância Sanitária da Regional de Xanxerê. O encontro é promovido nesta quarta-feira, dia 12, no Centro de Culturas e Eventos.

Objetivo da ação é viabilizar momento de atualização dos profissionais das unidades de saúde da região e fiscais de Vigilância Sanitária no tema “Boas práticas em central de material e esterilização” e troca de experiência neste tema.

Conforme a Diretora de Saúde de Faxinal dos Guedes, Daiane Marocco, toda a ação foi estruturada e organizada em conjunto com as fiscais de Vigilância Sanitária de Faxinal dos Guedes, Janete Neves Tobaldini e Kathine Tessmann Soligo Perin.

“É importante debater isso, pois, o funcionamento adequado de uma central de materiais e esterilização envolve processos extremamente importantes que culminam na segurança dos pacientes que utilizam serviços de saúde que realizam procedimentos, seja ele um hospital, unidade básica de saúde e até consultórios odontológicos. A central de materiais e esterilização envolve desde limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e instrumentos médico hospitalares”, cita.

Na oportunidade, os profissionais frisaram ainda que a desinfecção esterilização adequados garantem maior tempo de vida útil dos instrumentais e acima de tudo contribuem para evitar infecções e transmissão de doenças infectocontagiosas.