Faxinal dos Guedes incentivando a Educação Empreendedora no Ensino Fundamental.

A Secretaria de Educação de Faxinal dos Guedes, com o intuito de dinamizar o currículo escolar de seus alunos, crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal, aderiu ao projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Esse projeto é uma parceria entre o SEBRAE e da Administração Municipal de Faxinal Dos Guedes. O objetivo é estimular os “jovens do século XXI, que estudam com professores do século XX, em uma estrutura de ensino do século XIX”.

Programa Nacional de Educação Empreendedora

O projeto faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora e tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino. Essa disseminação se dá por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. O Programa trabalha soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais:

• Desenvolvimento de competências empreendedoras;
  • Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Capacitação para professores

O município está desenvolvendo a capacitação de 40 professores e incentivo nos alunos com o tema empreender. Para a Secretária de Educação, Cleusa Brusamarello, a ideia é a que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A primeira fase de capacitação dos professores ocorreu de 03 à 05/04/2017 com ênfase para “Fundamentação Metodológica da Educação Empreendedora” entre outras. Concepções foram aprimoradas, conceitos, comportamentos e atitudes empreendedoras. Momento especial, para a refletir e inovar sob as práticas pedagógicas, ressignificando o ato de ensinar e aprender, com mais sabor, alegria e encantamento. A programação das etapas seguintes respeitará o calendário escolar do município.

Incentivando o empreendedorismo

Nos primeiros anos, os alunos aprendem, por meio de oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, os conteúdos são aprofundados e novos temas inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. No total, são nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental, que poderão ser aplicados dentro das disciplinas curriculares ou em atividades extracurriculares, a critério da escola. A iniciativa desenvolve na criança uma postura pró-ativa diante da vida, independentemente do ramo profissional que ela escolher. “É importante que as crianças percebam que empreendedorismo é uma opção. Os cursos implantam a semente do empreendedorismo e estimulam as crianças e os adolescentes a terem iniciativas e atitudes na vida pessoal., Com educação empreendedora, a escola proporciona a construção de saberes e prepara profissionais dentro do contexto econômico e social do país”, conclui Cleusa Brusamarello, Secretária da Educação de Faxinal dos Guedes.