Prefeito reivindicou junto ao DNIT um túnel no trecho da BR 282 que passa por Faxinal dos Guedes

Última quinta feira (06/04) Faxinal dos Guedes recebeu a visita do Engenheiro Supervisor, chefe da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT em Chapecó, Diego Fernando da Silva. A visita parte do projeto para revitalização do trecho da BR 282 de Chapecó a Ponte Serrada. Gilberto Angelo Lazzari acompanhou o supervisor indicando o local ideal para construção do túnel no perímetro urbano da BR. Esse levantamento irá verificar a possibilidade de substituir um dos trevos previstos para Faxinal por esse túnel. De acordo com Diego Silva, serão construídos quatro trevos novos, dois em Vargeão, no acesso secundário do município e no acesso a Ipumirim, e dois em Faxinal dos Guedes, um antes e outro depois do acesso principal. O Prefeito sugeriu que o outro  trevo seja construído  no acesso a empresa FG Embalagens considerando que pode-se ligar a BR 282 via a rua Vinte de Janeiro, que atravessa a cidade, até o Bairro Rosa.

Prefeito presente na assinatura da ordem de serviço para reforçar atenção ao trecho de Faxinal.

A ordem de serviço para revitalização de parte da BR-282, no Oeste catarinense, foi assinada na sexta-feira (7) em Chapecó. Gilberto Angelo Lazzari, presente no evento, reforçou junto ao deputado federal Jorginho Mello e ao superintendente DNIT, Vissilar Pretto, o pedido de alteração de trevo para um túnel além do reposicionamento de um dos trevos. Ambos informaram que a solicitação do prefeito está em avaliação.  Lazzari explicou que estes ajustes são necessários para dar melhor segurança e trafegabilidade local além se adequar melhor ao projeto das vias vicinais planejadas para a gestão. Planejamos uma via no sentido Vargeão, até o acesso a comunidade São José das Tábuas e outra no sentido Xanxerê, até o acesso a comunidade de São Roque. Essa vias facilitarão o fluxo local, além facilitarem o tráfego de máquinas e equipamentos rurais, desobstruindo a BR 282, dando mais segurança pois  evitarão  possíveis  acidentes com máquinas agrícolas na rodovia.

Prazo de conclusão do Trecho

A rodovia é uma das mais importantes para o escoamento da produção do estado. “Não é uma obra tapa buracos, essa é uma obra de restauração, uma obra definitiva. É um contrato para cinco anos, nós temos prazo de execução de três anos, mas estamos querendo fazer em um ano”, disse Vissilar Pretto.

Investimento

O recurso foi liberado através de uma emenda parlamentar no valor de cerca de R$ 78 milhões. As obras serão feitas no trecho de 77 quilômetros entre Chapecó e Ponte Serrada. Além de uma nova capa asfáltica nos locais danificados serão feitas drenagem, sinalização, recuperação e iluminação em alguns trechos de acesso às cidades. O projeto prevê também a implantação de 13 quilômetros de terceira faixa. As obras devem começar na próxima semana. O Dnit confirmou que o processo de duplicação da BR-282 seguem em andamento. “O projeto de duplicação está na concessão e não interfere no que está sendo investido, não foi substituído ou adequado”, completou Pretto.