Mandinga Oeste acontece na próxima segunda-feira no município

O Mandinga Oeste 2018, é o maior evento da cultura afro-brasileira no estado de Santa Catarina e acontece dos dias 04 a 18 de novembro nos municípios de Xanxerê, Xaxim, Faxinal dos Guedes, Bom Jesus e Ipuaçu. Na segunda-feira (12), acontece a cerimônia de abertura da etapa municipal no Centro de Eventos e Cultura, às 19:30 horas no município. O evento conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura.

O Movimento contará com diversas manifestações culturais, além do aprendizado específico da arte, proporcionando a integração, a socialização das pessoas locais e dos habitantes de cidades vizinhas. As atividades serão realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, com uma extensa programação de oficinas e palestras, confira:

Oficinas de Capoeira Angola, Samba de Roda, Samba Rural, Maculelê, Dança Afro, Confecção de Instrumentos Alternativos – Essas oficinas irão desenvolver através da prática, estudos e debates, os princípios e o contexto das atividades propostas. Serão oferecidas oficinas diversificadas com os profissionais aqui relacionados: Contramestra Lissandra e Mestre Rogério de Maringá/PR, a Professora Mariposa e a Mestra Elma de Florianópolis/SC, Contramestre Rodrigo Minhoca, o Grupo Garoa do Recôncavo e o Mestre Santana de São Paulo/SP, Mestre Claudio de Feira de Santana/BA e Mestre Renê de Salvador/BA, Mestre Walter de Paranaguá/PR, Mestre Kunta de São José dos Pinhais/PR, Professora Yuna de Curitiba/PR e Contramestre Falamansa/SC.

Oficina de Musicalização na Capoeira – A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo. Essa oficina será ministrada pelo Contramestre Rodrigo Minhoca de São Paulo/SP

Palestra: “Oeste Catarinense” Essa palestra tratará de uma revisão da História do Oeste de Santa Catarina, sua ocupação humana, conflitos, diversidade e herança cultural dos mais variados povos que ocuparam este espaço no decorrer da História.  O palestrante será Claudemir Basquera de Faxinal dos Guedes/SC Mestre em História Regional.

Rodas de Capoeira Angola – Neste ato os alunos locais jogarão entre si e com os demais mestres, professores e visitantes presentes em um grande ritual de confraternização.

Certificação dos participantes – Todos os alunos que participarão das atividades com 100% de presença, serão agraciados com o certificado de participação durante a cerimônia de abertura oficial do evento. Esse momento marca a caminhada do praticante desta arte, possibilitando no futuro comprovar o tempo e o nível técnico para possível ingresso no mercado de trabalho, profissionalizando-se e atuando como multiplicador e difusor cultural.

Apresentações teatral – O Grupo de Teatro Piliquinha de Concórdia/SC realizará duas apresentações aos alunos dos Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos com o tema Trabalho Infantil.

Estátua Viva – A artista de rua Mariposa de Florianópolis/SC, fará diversas performances durante a programação do evento.

Shows – Durante a programaçãoo sambista, compositor e ator Severo Cruz de Florianópolis fará show de MPB e Samba Raiz, o grupo Griôs da Rua de Erechim fará show de RAP e o Grupo Garoa do Recôncavo de São Paulo apresentara o show de Samba de Roda.

Abertura Oficial – Cerimônia de abertura oficial do Movimento Cultural Mandinga Oeste, Mostra Cultural nas cidades sedes da programação, com a composição da mesa de honra, apresentações culturais diversificadas e certificação.