Plantação de canola vira alternativa rentável para produtores faxinalenses

Em 2018, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Senar e Sebrae, iniciaram no município de Faxinal dos Guedes, o Curso de manejo de Colméias, com o objetivo de capacitar os produtores de acordo com as normas técnicas, visando a melhoria do sistema de qualidade da produção apícola. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, além do acompanhamento do instrutor Neuri Riboli nas propriedades.

Entre as diversas técnicas apontadas durante o curso, Neuri apresentou como alternativa a plantação de canola que aumenta a presença das abelhas nas lavouras potencializando a produção do mel. De acordo com o instrutor, a canola não é só bela como uma alternativa rentável para os produtores por ser considerada fonte de óleo nobre, que tem mercado igual ao da soja e boa rentabilidade. Inserida na lavoura em rotação com as demais sementes de inverno, as culturas subsequentes da safra de verão também apresentam ganhos em produção.

O agricultor, Dilvo Portaluppi, plantou a canola pela primeira vez. “Foi através do curso que tive conhecimento desta prática para a criação de abelhas neste período crítico que é o inverno, estou bastante animado tanto pela beleza da lavoura quanto com os resultados,” destacou Dilvo, que realizará a primeira safra da canola no próximo mês.

De acordo com o Secretário de Agricultura, André Kilpp de Figueiredo, o objetivo é capacitar cada vez mais os produtores aumentando assim a lucratividade das famílias que residem no interior. Para o prefeito Gilberto Angelo Lazzari, é importante ofertar para os mais diversos setores da agricultura as capacitações, aumentando as opções para o desenvolvimento da agricultura familiar.