Inovação na entrega de cestas básicas

A prefeitura de Faxinal dos Guedes, através da Secretaria de Assistência Social realizou a entrega das cestas básicas para as famílias inscritas no programa municipal, Apoio Alimentar.
A atual administração fez algumas mudanças no programa Apoio Alimentar. As famílias inscritas no projeto passaram por uma análise com base nos critérios: a renda da família, se ela estava ou inserida no programa bolsa família, possui despesa com aluguel ou mora em casa própria, se na família há idosos, deficientes e/ou números significativos de crianças. “Foram analisados diversos fatores sociais e econômicos, facilitando assim ao profissional de serviço social dar seu parecer favorável ou não às famílias inscritas”, explicou a secretária de Assistência Social”,  Monica Vacaro Padovan.
Outra mudança é o tempo estipulado para essas famílias receberem as cestas básicas e também cursos que serão ministrados para os beneficiados, todos os meses no dia da entrega. “Nos estabelecemos de quatro a seis meses para a família ficar no programa, paralelo a esse prazo, nós vamos procurar desenvolver e oferecer as famílias diferentes atividades, que façam com que essas famílias tenham autonomia de subsistência. Teremos cursos profissionalizantes, semi-profissionalizantes e variadas capacitações para ajudar essas famílias”, enfatizou Monica. Nas reuniões e treinamentos será obrigatória a participação de um membro de cada família, seguindo os modelos dos programas estaduais e federais, onde o beneficiado tem alguma responsabilidade perante o programa. Ainda segundo a secretária, o principal intuito da atual administração é fazer com que não se crie uma dependência no programa Apoio Alimentar, e sim, que as famílias busquem através de incentivos uma vida melhor.
Na ocasião o vice-prefeito Genaro Costa Keske também falou das mudanças e o objetivo da atual administração. “O modo como está sendo desenvolvido o programa é uma inovação no município. Nós gostaríamos de atender muito mais pessoas, mas com a crise e a baixa na arrecadação do município, temos que fazer dentro do que é possível.” comentou Genaro.
A equipe de assistência social visitou todos os inscritos para receber o Apoio Alimentar, foram cerca de 120 famílias, destas aproximadamente 90 famílias foram beneficiadas com as cestas básicas.