Secretaria de Agricultura promove cursos para famílias agricultoras

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceira com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferecem cursos às famílias agricultoras, com destaque para mulheres agricultoras. Nesse ano já foram ministrados os cursos de pinturas emborrachadas e tecidos, produção de massas caseiras, empreendedorismo rural, compota doces e aproveitamento do frango.
A professora Maria Ivone Ortolan, do SENAR, que ministrou o curso de produção de massas fala a importância desses cursos para as mulheres agricultoras. “Os cursos agregam valor a tudo que se produz, e elas não precisam sair da comunidade, o curso vai até elas não havendo a necessidade de abandonar as tarefas do dia-a-dia. Quem participa aprende coisas novas, e outro sim, valorizar o que elas já produzem de alimento para suas famílias”,
 A agricultora Ivanir Salette Gabriel, que participou dos cursos de pinturas emborrachadas, tecidos e também produção de massas, fala do valor em aprender e também saber utilizar o que se produz na propriedade. “A gente aprende bastante coisa, e pra nós na agricultura é bom, por exemplo, neste curso de aproveitamento de massa, a gente já tem boa parte dos produtos na nossa propriedade. O aprendizado é sempre importante para nosso desenvolvimento pessoal e profissional”. O secretário de Agricultura, Leandro De Prá, ressalta que esses cursos para famílias de agricultores, principalmente para mulheres e jovens, buscam levar novos conhecimentos. “Nós temos interesse e queremos sempre manter parcerias que sirvam para promover o conhecimento. Esses cursos ofertados, em diferentes áreas, estimulam e permitem às famílias permanecerem no campo, pensando inclusive no lazer e também como meios para auxiliar na renda familiar”, explica o secretário.
Além dos cursos oferecidos em parceria com o SENAR, a Secretaria de Agricultura tem a disposições profissionais técnicos qualificados para realizar outros cursos em diversas áreas, a exemplo da bovinocultura de leite, que vai iniciar no mês de maio. Para este ano de 2009, estão previstos novos cursos a serem ministrados em várias comunidades do interior, os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura e Assistência Social de Faxinal dos Guedes.