Faxinal dos Guedes incentiva implantação de cisternas

A Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, através da Secretaria de Agricultura, incentiva agricultores a instalação de cisternas nas propriedades, com o objetivo de diminuir os danos causados em períodos de estiagem. O processo de implantação é financiado pelo Governo do Estado através do Programa Revitalizar, e a Prefeitura Municipal dispõe de serviços complementares como orientação e escavo, além do acesso à cisterna.

Segundo o Secretário Municipal da Agricultura, Leandro de Prá, é preciso incentivar o uso de cisternas para que elas sejam construídas a tempo de efetuar o armazenamento antes do período de estiagem. “Nós temos regiões do nosso município que tem problemas com relação ao abastecimento de água. Então, temos momentos de bastante chuva e momentos de pouca chuva. Nesse momento de muitas chuvas, a cisterna é uma forma de reservar a água para o período da estiagem. A idéia é que nos períodos críticos tenhamos água o suficiente para manter as necessidades dos produtores”, explica Leandro.

A água armazenada pode ser utilizada para irrigação, consumo dos animais e outros fins, principalmente neste setor onde o consumo necessário é elevado.

“Nós pedimos aos agricultores que pensassem bem nessa questão. É um programa do Governo que subsidia os juros, e a Secretaria está de portas abertas para auxiliar para que futuramente não tenham outros prejuízos pela falta de água, pois a cisterna é uma solução. Uma forma de se prevenir para momentos de estiagem”, afirma.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Genésio Cúnico, a estiagem é um problema que afeta de forma significativa as propriedades e trás grandes prejuízos aos agricultores. “Então o programa tem o objetivo de solucionar esses problemas, principalmente na questão da captação e armazenamento de água”, explica Genésio.

Em Faxinal existem seis projetos de implantação, sendo que quatro já foram aprovados e alguns estão em fase de construção. Outros dois estão encaminhados. As comunidades de São Roque, Vila Nova, Duas Palmeiras, Nova Sarandi e Passo do Irani estão no processo de implantação.

Através de uma visita ao município de Xanxerê, agricultores puderam conhecer o processo de instalação das cisternas e perceber a importância do armazenamento de água.

Os agricultores interessados podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura e Epagri de Faxinal dos Guedes.