Habitação é prioridade da administração de Faxinal em 2010

A administração de Faxinal dos Guedes está priorizando em 2010 o setor de habitação. Em 2009 o departamento de engenharia realizou vistoria em todas as obras do município e foi encontrada uma pendência com relação ao projeto para a construção de unidades habitacionais. Segundo o Engenheiro Gustavo Bochi Barbieri, ainda em 2008, as solicitações feitas pela Caixa não foram cumpridas. O mesmo ofício recebido em cinco de abril foi recebido em 29 de outubro e continuou com as mesmas pendências.

No ano passado, a nova administração trabalhou para regularizar a situação da área, do projeto, e entrega de documentos. "Nós encaminhamos todas as pendências questionadas pela Caixa Econômica, porém não obtivemos sucesso pois a mata nativa não poderia ser cortada o que inviabilizou a construção das unidades habitacionais naquele terreno, adquirido pela administração anterior. Consta a seguinte restrição: ‘Esta licença não autoriza o corte ou supressão de árvores, florestas, ou qualquer forma de vegetação da mata atlântica'".


Em decorrência da inviabilidade, a Administração adquiriu uma nova área e foram a-tendidos os requisitos da FATMA para garantir todas as licenças cabíveis. "Após con-seguir as licenças elaboramos um novo projeto, moderno, um projeto arquitetônico inte-ressante para as pessoas que serão beneficiadas por esse programa e tivemos a aprovação da Caixa", comenta.


Segundo Gustavo, o recurso está garantido e a Caixa já autorizou licitação. Serão contempladas 33 famílias faxinalenses, sendo 31 residências normais e outras duas com adaptações para pessoas portadoras de necessidades especiais. As unidades são de alve-naria, incluindo divisórias internas e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço.


O loteamento onde serão construídas as casas populares está localizado no prolonga-mento do Bairro João José Gehlen e o projeto conta com espaços para posterior cons-trução de uma estação de tratamento, Posto de Saúde, praça, campo de futebol e outros espaços para a construção de mais 20 moradias.


"Estamos elaborando o processo licitatório e durante as próximas semanas será divulga-da a licitação e então executada a obra das unidades habitacionais", finaliza.
A expectativa é que as obras iniciem ainda no mês de março. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, com contrapartida do município.