Cuidados que podem salvar vidas

Já foram apresentadas algumas reportagens falando sobre o atendimento do Corpo de Bombeiros. Casos de bebês que se afogam com o leite materno, por exemplo, e que a família não sabe como proceder. Na tarde desta quarta-feira, dia dez, as mães que participam do programa “Mamães Faxinalenses”, se reuniram no Crás para ouvir uma palestra com o Soldado Rubens Picolotto. Ele é Técnico em Enfermagem e faz parte do Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê. De uma forma divertida mas muito responsável, Picolotto conseguiu passar o quanto é importante manter a calma em caso de algum acidente ou algum problema que tenha ocorrido em casa. A primeira e principal dica, é que a pessoa ligue para o Corpo de Bombeiros e, mesmo que seja difícil, manter a calma para que a pessoa que atende ao telefone consiga entender o que está acontecendo. Enquanto o bombeiro conversa com a pessoa, outra equipe já esta se deslocando para atender a ocorrência, por isso é importante saber exatamente o local onde precisa o socorro. Outro ponto importante é que a pessoa que esta com a vítima é que vai prestar os primeiros atendimentos, enquanto aguarda a chegada dos bombeiros. É esse atendimento inicial que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte da vitima. Por isso também é importante falar com calam ao telefone porque o bombeiro que atendeu a chamada irá passar essas instruções por telefone, até que a equipe chegue ao local.Desta forma, as mães e acompanhantes aprenderam a fazer alguns destes primeiros atendimentos. O Programa “Mamães Faxinalenses” é realizado pela Administração de Faxinal dos Guedes através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e também recebe apoio do Lions Clube do município.