Reciclar ideias para preservar a natureza

A Secretaria Municipal de Educação de Faxinal dos Guedes, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com apoio do Governo Municipal, realizou a Oficina de Educação Ambiental. Ela foi montada no ginásio de esportes Leocir João Pompermayer. Estavam expostos os trabalhos realizados na Rede Municipal de Ensino que tratam do meio ambiente, com várias oficinas. Já na entrada para a visitação da feira, foi montado um túnel ecológico. No início, foi montado um ambiente degredado, cheio de lixo espalhado, lembrando o que acontece hoje na natureza, quando as pessoas não se preocupam em dar destino certo aos resíduos. Nesta etapa também eram apresentados vídeos que deixavam uma mensagem ao visitante. Na segunda parte do túnel, uma lona branca lembrava a clareza que é um dia sem poluição, sem fumaça tapando a luz do sol. Pelo chão, muitas mudas de arvores, flores, um pequeno lago, tudo representando o espetáculo que é a natureza. O túnel era monitorado por professores das escolas e pela pscicóloga da educação, Camila de Oliveira.Saindo do Túnel, os visitantes aprendiam algumas técnicas utilizadas pelos funcionários da Epagri do município, Elvina Costa Curta e Genésio Cúnico, os alunos aprenderam com a nutricionista Francieli Baptista, falando da importância de uma alimentação saudável, da utilização de partes dos alimentos que são jogados fora, como a casca da bergamota para fazer bolo.Outra oficina ensinou como pode ser feito sabão com o óleo de cozinha usado. Uma receita rápida, simples e que ajuda e muito a não poluir o meio ambiente, o que acontece quando este óleo é jogado no encanamento da pia. Na sequência, um aprendizado de como fazer a reciclagem em casa, separando cada material, e dando seu destino certo. As oficinas seguintes mostraram todo o trabalho que pode ser realizado com material reciclável. Puff, almofada, cortina, luminária, parede e vasos de flores com caixas de leite, sapatos gigantes, enfim, uma infinidade de trabalhos artesanais que desenvolvem a criatividade dos alunos e garantem o cuidado com o meio ambiente.  Há três anos este projeto é realizado na Escola Municipal Santa Terezinha. Neste ano, ele teve uma proporção maior, envolvendo todas as escolas e criando um espaço todo para refletir sobre a natureza. A Direção também promoveu a venda de livros na escola. Com o dinheiro arrecadado, foram compradas mudas de árvores que estão no viveiro e devem ser plantadas em breve, em um local específico para estudos e pesquisas relacionadas a natureza.