Alunos aprendem mais sobre Saúde Bucal com o Projeto OdontoSesc

O Serviço Social do Comércio (SESC-SC), em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza o projeto OdontoSESC em Faxinal dos Guedes. Até o dia 20 de setembro, serão oferecidos, gratuitamente à população, serviços de saúde bucal e educação em saúde. A Assistente Social do Sesc Sandra Peretto, desenvolve atividades nas escolas e entidades, falando da importância do cuidado com a saúde bucal (importância da saúde bucal, instrumentais para higiene, brevemente sobre os alimentos causadores de cáries, entre outros) e também ensina na prática os alunos a fazerem a escovação correta.

Durante estes atendimentos, percebeu-se que os alunos consumem com muita frequência balas, chocolates e gomas de mascar e que também sentiam dificuldade na hora da escovação. Diante desta situação exposta, buscou parceira da colaboração da nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Faxinal dos Guedes, Francieli Baptista, para falar um pouco mais sobre os alimentos cariogênicos e não cariogênicos.

A atividade foi realizada com alunos de pré-escolar ao ensino fundamental da Escola Municipal Alexandre Antoniolli, no período matutino e vespertino. Foi abordado o tema alimentação saudável com ênfase para os alimentos cariostáticos e cariogênicos utilizando a pirâmide alimentar, explicando que cada grupo alimentar tem a uma característica, ou seja, nutrientes diferentes, que agem no organismo com funções distintas, e que por isso é importante consumir alimentos de todos os grupos, lembrando sempre que quanto mais colorido for o prato mais saudável e nutritivo ele é. Explicou-se que os alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, biscoitos e os alimentos com grande quantidade de açúcar como balas, sorvetes, chocolates são os alimentos que mais causam cáries, pois são alimentos que deixam resíduos nos dentes, que contribui para a formação de cáries e que por isso a escovação logo após o consumo destes alimentos deve ser imprescindível. Já os alimentos ricos em vitaminas e minerais, como as frutas e verduras, e os fontes de proteínas, como leite e derivados, carnes e ovos, são alimentos cariostáticos, ou seja, desenvolvem a ação protetora aos dentes, evitando a formação de cáries, o que não significa que pode-se dispensar a escovação após comer esses alimentos, a escovação correta continua sendo a melhor opção para evitar a formação de cárie dentária.

Os alunos no período da manhã participaram da dinâmica de montar a pirâmide alimentar e os alunos da tarde elaboraram cartazes em forma de dente apresentando os alimentos que causam e que previnem a cárie. Nos dois turnos foi oferecida uma saborosa salada de frutas, para reforçar, de forma prática, tudo o que foi repassado nas palestras.