Sesc traz odontologia e orientações em Faxinal dos Guedes

O Serviço Social do Comércio (SESC-SC), em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza o projeto OdontoSESC em Faxinal dos Guedes. Até o dia 20 de setembro, serão oferecidos gratuitamente à população serviços de saúde bucal e educação em saúde. O OdontoSESC é um consultório móvel com 4 cadeiras odontológicas e capacidade para 64 consultas diárias. O caminhão odontológico está estacionado na Praça Municipal Ventura Migliorini, e funciona das 7h às 12 e das 13h às 16h.

A saúde bucal é essencial para a saúde geral e a qualidade de vida. Segundo a Organização mundial de Saúde (OMS), de 60 a 90% das crianças e praticamente todos os adultos têm algum tipo de problema bucal. Ainda de acordo com a OMS, a higiene bucal inadequada e comportamentos de risco, como álcool e cigarro são algumas das causas mais comuns dos problemas bucais. A presença destes problemas varia de região para região, sendo mais freqüente naquelas onde o acesso a serviços de saúde é mais escasso. O objetivo do OdontoSESC é levar atendimento odontológico e ações de educação em saúde bucal para cidades do interior e periferias de grandes centros.

As consultas serão agendadas após uma triagem, em data definida pela prefeitura. Entre os procedimentos oferecidos estão clínica básica, restauração, educação em saúde bucal e profilaxia, tratamento de canal e raspagem de tártaro. Além disso, a equipe realizará palestras e atividades educativas em escolas, associações, grupos de mães e idosos. A previsão é que sejam realizados 2.650 atendimentos, entre consultas e tratamentos além de 5.500 em ações educativas.