Formatura do Proerd reúne mais de 230 alunos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd, formou na última sexta-feira, 236 alunos de 4a séries no município de Faxinal dos Guedes. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.

O Proerd trabalha com a prevenção contra às drogas e a violência. “Passamos informações para que as crianças saibam resistir as pressões do dia-a-dia e saber conviver com essas substâncias que fazem mal à saúde. Não só aquelas proibidas como maconha, cocaína, crack, mas também essas que você tem mais acesso como cigarro e bebida alcoólica”, afirma o Coordenador do Proerd em Faxinal dos Guedes, Jean Nascimento.

O trabalho é desenvolvido durante dez semanas, onde o Policial Militar participa da aula uma vez por semana, durante uma hora. Nesse período acontece o trabalho de conscientização dos alunos. “O Policial trabalha uma cartilha, fornecida pela Coordenação estadual, que vem todas as informações necessárias voltadas para esse tema com os alunos da 4a série, que tem mais facilidade de assimilar esses assuntos”, explica.

O Secretário da Educação, Odymar Bombassaro, considera importante a ação, principalmente pela conscientização. “A importância de levar estas informações as crianças em idade entre 9 e 10 anos é principalmente o fator conscientização. As crianças tinham a imagem de que a polícia ou o policial é um órgão somente punitivo, e assim torna a imagem deles preventiva, torna as crianças acessíveis em relação as informações relativas as drogas e os torna multiplicadores destas informações, que com certeza na sociedade fará com que eles busquem o caminho do bem , evitando as drogas e até orientando as pessoas quanto as conseqüências de seu uso”, explica Odymar e acrescenta que a contra partida da ação, é justamente tornar a sociedade mais justa, igualitária e estruturada.

A  Administração Municipal dá todo apoio ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, por considerar de suma importância a prevenção e conscientização das crianças. Neste ano, a Administração investiu mais de R$ 5.000 no projeto.