Como o agricultor pode colaborar?

Este foi o ponto principal da reunião que aconteceu hoje à tarde, no auditório do CRÁS. Participaram os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e autoridades. O objetivo principal foi o de apresentar o programa SC Rural, que substitui o Microbacias III.  A intenção deste novo projeto é de que ele se torne permanente, podendo assim, proporcionar melhores condições para as famílias permaneceram no campo. A base principal é a Agricultura Familiar.O Engenheiro Agrônomo da Epagri, Genésio Cúnico, explicou como surgiu o programa Microbacias I. Problemas com água contaminada, erosão do solo, as enchentes de 83 no Vale do Itajaí, acabaram fazendo com que o governo pensasse um programa para melhorar esta situação. Em Faxinal dos Guedes, foram realizadas atividades como a prática de conservação do solo, proteção de fontes, reflorestamento. A Extensionista da Epagri, Elvina Costacurta, falou de como poderá ser o trabalho através do SC Rural. Ele pretende impulsionar a renda do produtor, estimulando a participação do agricultor no projeto. A partir de agora, eles deverão pensar em algo que supere as necessidades de todo o município e não só de uma pessoa. A veterinária da Cidasc, Katia Sbruzi Bonan, explicou que o beneficiário do programa será o Agricultor Familiar. O conselho deverá se reunir com a comunidade e buscar o que ela mais precisa, por isso ele precisa responder a pergunta, “como posso colaborar com o projeto?”. A proposta é encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê e então poderá ser aprovada ou não. O objetivo principal é agregar valor ao produto, garantindo mais renda para a família, e também a sanidade dos rebanhos. O presidente do Conselho Amarildo Marin, pediu para que os agricultores participem desta etapa tão importante, que as comunidades busquem as suas necessidades. O Secretário Municipal da Agricultura, Leandro De Prá, apresentou ainda, as atividades realizadas pela secretaria de janeiro a março de 2011. Ele se colocou a disposição para as necessidades dos agricultores, desde que esteja dentro de suas possibilidades de realização.

A próxima reunião acontece no dia 10 de maio, às 14 horas, na sala ao lado do CRÁS. A reunião do Conselho é aberta, por isso as pessoas podem assistir a reunião, mas sem poder usar a palavra.