Festiva dos Idosos aquece nos dias de frio

Uma vez por mês, os idosos de Faxinal dos Guedes participam de uma festiva. Neste mês de julho, na festiva que aconteceu neste dia 18 de julho, eles se reuniram não só para dançar e confraternizar, mas também para refletir.

No período da manhã, eles foram organizados em cinco grupos diferentes, cada grupo identificado por uma cor. Os grupos foram coordenados por um profissional que atua na Secretaria Municipal de Assistência Social e este coordenador debateu com eles um tema específico.

Assim, eles discutiram sobre o Idoso Moderno, o Idoso na Família, o Idoso na Dança, o Idoso no Mercado de Trabalho, o Idoso na Escola. Eles lembraram muito de que, antigamente, os idosos não saiam, não se divertiam, trabalhavam muito na roça e aproveitavam pouco esta faze boa da vida.

Hoje eles saem, fazem viagens turísticas, conhecem novos lugares e se encontram para conversar, dançar e se divertir. Muitos deles estão aproveitando a modernidade para aprender a usar o computador e o celular, outros estão superando a dificuldade e estão aprendendo a ler e a escrever. Muitos fazem exercícios físicos ou cantam no coral. A idade? Não existe regra nem idade, o que vale a pena é viver bem e feliz.

O encontro, que aconteceu no centro de convivência do idoso, reuniu os participantes dos grupos “Danúbio Azul”, “Arco-Íris” e “Unidos da Melhor Idade”. Coordenaram os grupos a Secretária Municipal de Assistência Social Mônica Vacaro Padovan, a Coordenadora dos Idosos Juliana Padovan Baldissera, a Assistente Social Cintia Muniz Gusbert, a psicóloga Aline Dendena, e a professora de alfabetização Nelci Forchesato.